ANCR-Associação Nacional do Cavalo de Rédeas
Notícias

IBEqui promove reunião técnica sobre segurança jurídica e bem-estar animal nos esportes equestres

Encontro virtual tratou da legalização e regularização das atividades no país, com foco no bem-estar animal

No último dia 29 de setembro, o Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) reuniu especialistas e membros para dialogar a respeito de um tema fundamental aos apaixonados pelo cavalo: a segurança jurídica e o bem-estar animal nos esportes equestres.

O evento online contou com a mediação de Luís Opice, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), e participação de Manuel Rossitto, presidente da Junta Administrativa criada pelo IBEqui para tratar da legalização e regularização das atividades equestres no país.

Daniel Lemos, assessor de plenário, analista legislativo e analista de articulação política, apresentou a comunicação o “Atual Cenário Político em Relação aos Esportes Equestres”, abrindo os trabalhos. Ele lembrou que o Projeto de Lei 6902/2017, que estabelece diretrizes para a equideocultura no país, está em tramitação na Câmara dos Deputados, aguardando parecer do relator na Comissão de Esportes.

O especialista reforçou, também, a importância do PL 7969/2017, que aponta diretrizes para promoção e fiscalização dos eventos equestres. Para ele, o IBEqui deve reunir todos os pleitos comuns a seus membros e entrar em contato com a Frente Parlamentar, fazendo que seja necessária a revisão dos objetivos da mesma. “É fundamental que os deputados e senadores vão ao STF e solicitem uma audiência em defesa das pautas da equideocultura”, sinalizou.

 

Os Esportes equestres em consonância com a lei

Leonardo Dias, advogado e diretor jurídico da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), na comunicação “Os Esportes Equestres em Consonância com a Lei”, afirmou que a votação da ADI 4983 - Ação Direta de Inconstitucionalidade que declarou inconstitucional a lei do Estado do Ceará que regulamentava a Vaquejada, em 2016 -, deve ser um caso analisado.

Houve um pré-conceito com relação à atividade em geral, na opinião de Dias. “Existem regulamentações para rodeio, para atleta vaqueiro, organizador dos eventos e treinamentos e para apresentadores que já estão regulamentados por lei e não foram declarados inconstitucionais.”

O palestrante ressaltou a importância da autorregulamentação, neste contexto. “A ABVAQ criou o Regulamento Nacional de Vaquejada, apresentado e aprovado no MAPA (Ministério

da Agricultura e Pecuária), e a ABQM criou um Manual de Bem-estar Animal. A autorregulamentação é a resposta da sociedade ao STF, exigida no julgamento da ADI 4983, mostrando que estamos praticando os esportes com os animais, mas garantindo o bem-estar deles”, acrescentou.

 

Esportes equestres e bem-estar animal caminhando juntos

Hélio Manso, professor, médico-veterinário e membro da Comissão de Bem-Estar Animal da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), na apresentação “Esportes equestres e o bem-estar animal: caminhando juntos” (clique aqui para baixar), ressaltou que a ideia da associação é manter um treinamento continuado com os veterinários. Apresentou o programa de educação continuada da conferência anual da ABRAVEQ e lembrou da inclusão da associação na Federação Ibero-Americana de Associações de Veterinários Equinos (FIAVE).

A integração com associações de criadores para estimular as práticas de bem-estar é essencial, em sua opinião. “O bem-estar e os esportes equestres devem estar em evolução contínua e com base científico-veterinária: educação continuada, pesquisas e artigos científicos, além de programas de extensão nas criações e centros de treinamento/competição, são fundamentais”, enfatizou.

Orlando Filho, médico-veterinário, gerente de Bem-estar Animal e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), apresentou o “Manual de Boas Práticas Para Bovinos Participantes de Atividades Esportivas Equestres” (clique aqui para baixar).

Em sua opinião, a regulação é importante para garantir a sustentação dos esportes equestres, em resposta à sociedade no tocante às ações quanto ao bem-estar animal. “Mais de 10 modalidades utilizam participação de bovinos, por isso, desenvolvemos este manual de boas práticas, um trabalho inédito e pioneiro, de caráter técnico, com orientações, recomendações, ilustrações e uma abordagem atual, embasada em conceitos e normativas técnicas de bem-estar animal internacionalmente reconhecidos”, pontuou.

IBEqui é o mais novo integrante da Câmara Setorial de Equideocultura do MAPA
A partir de agora, o órgão contará com 17 representantes de entidades representativas de diversos segmentos do setor

Núcleos ANCR | NCCR
Acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro, a 1ª das 3 etapas do Núcleo Castelo do Cavalo de Rédeas (NCCR) que estão previstas para ocorrer neste calendário de 2021

Criado há 6 meses, IBEqui elege sua primeira Diretoria
Assembleia virtual reuniu filiados de todo Brasil, nesta segunda-feira (15/02); por unanimidade, Caco Auricchio (ABQM) foi indicado para presidir o Conselho de Administração

IBEqui avança na atualização do ‘Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo’
A nova revisão é desenvolvida em parceria com a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista e a Esalq/USP

Atenção ao prazo da Anuidade 2021
Os boletos já foram enviados, com vencimento em 10 de fevereiro

ANCR divulga calendário oficial de competições para 2021
Assim que outros Campeonatos forem oficializados, informaremos os associados.

Com estreia de novo modelo de transmissão, ANCR comemora resultados do seu Nacional e Potro do Futuro
Evento realizado no último final de semana foi classificado como um dos melhores da modalidade em qualidade técnica, com muita emoção e paixão por parte dos competidores e organização.

Projeto vai transformar Parque de Exposições Granja do Torto em polo da inovação do agronegócio no centro-oeste
Investimento de R$ 150 milhões já está previsto através da instalação de empresas do setor.

Potro do Futuro 2020 - Inscrições com valores de última chamada terminam hoje
Inscreva-se!

ANCR participa de evento online sobre Reforma Tributária promovido pelo IBEqui
Confira

Mais Notícias Veja o histórico completo de notícias da ANCR